| Quando o mercado do futebol está escasso, a solução é revelar novos jogadores. Por isso o trabalho nas categorias de base tem que ser feito com seriedade, pois aqueles jogadores poderão ser no futuro a salvação do clube no futuro. Temos vários exemplos no Brasil, o Atlético Mineiro é um deles. O galo já revelou grandes jogadores, porém algum tempo esqueceu a base e acabou por isso até sendo rebaixado para a série B do brasileirão. Em 2005 quando foi rebaixado, o galo optou por um time com jogadores experientes, Catanha, Danrlei e por aí vai…..E no final do ano quando o time estava numa situação crítica precisando vencer 5 jogos seguidos, é que a base foi utilizada. Tarde demais, pelo menos viamos raça por parte dos garotos da base, que não haviamos visto nos chamados medalhões……
Com o passar dos anos jogadores vão sendo revelados e se destacam. Outras equipes também foram salvas pela prata da casa. O santos é um exemplo, em 2002 se consagrou campeão brasileiro com vários jovens, como Robinho e Diego.
O jogador que sobe dos juniores não joga por dinheiro, e sim para mostrar o seu valor e pelo amor ao clube. Esses medalhões que só querem confusão e só pensam na ” grana”, não valem a pena…..
Há exemplos de times que por algum tempo não valorizaram a base e por isso tiveram dificuldade. O Cruzeiro resolveu apostar mais na sua base, e assim o time de juniores veio a ganhar em 2007 a Copa São Paulo e também o Campeonato Brasileiro Sub-20. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário