Terceiro Tempo - Futebol on line

Terceiro Tempo - Futebol on line
O Mundo da Bola

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lei Pelé muda mas não atende os clubes formadores

Amaldiçoada pelos dirigentes de clubes de futebol, a Lei Pelé continua em debate. Mas as mudanças que devem acontecer devem ainda ser bem simples para atenuar o desgaste sofrido pela maioria de clubes brasileiros que lida com o futebol.

Há 10 anos em vigência a lei tirou todos os poderes dos clubes formadores de jogadores, passando para os jogadores, além de seus procuradores, empresários, familiares, que nunca investiram nada para formar atletas. Esta discrepância com a realidade, vitimou centenas de clubes que trabalhavam basicamente na formação de jogadores. A maioria deles vinda de origem humilde, ganhava um lugar para crescer, como atleta e como homem, com alojamento, alimentação, estudo e orientações.

A formação de atletas também caiu à estaca zero. O precoce comércio de jogadores eliminou o trabalho de formação básica, feito nas escolinhas. Trabalhos simples, como posse de bola, passe, cruzamento, cabeceio, sistemas táticos.

Já existe uma geração de “jogadores deficientes” que não têm as condições mínimas necessárias a um jogador profissional. Alguns cruzam e não cabeceiam; outros marcam e não dão um passe. A maioria não sabe finalizar a gol. Uma tristeza. Isso acontece numa larga escala.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger

Por onde anda